Cybelar

A Cybelar foi um dos mais interessantes projetos que pude atuar pela abrangência de experiências e inovações que puderam ser desenvolvidas.
O projeto gerou repercussões bastante positivas sendo inclusive objeto de uma matéria no portal da GS&MD (Gouvêa de Souza) .

Após diversas experiências no projeto de lojas para o varejo – principalmente de móveis – fui desenvolvendo um repertório particular de experiências e soluções.

Nesta experiência em Vinhedo, pudemos colocar de forma conjunta um grande número fórmulas já testadas e de inovações que acreditava serem bastante promissoras. Os principais conceitos implantados neste projeto foram:

10 pontos da inovação:

-exposição de produtos: sonho e razão, produtos ambientados cordenados com exposição farta e maciça;

-aconchego: através de oposição de materiais quentes e frios; 

-acabamentos da loja: expressão visual da marca             

-economia de energia e responsabilidade ambiental;    

-fachada: convidativa e didática;

-organização interna de fluxos: percursos, marcos visuais e sinalização.

-valorização da circulação vertical:

-valorização dos produtos de tecnologia:

-locação centralizada do display de tvs e crediário;

-torre de relacionamento.

O grande ponto de atração da loja é a Torre de Relacionamento através dela os outros elementos que compõem o espaço se desenvolvem. O objetivo desta tática é concentrar funções especiais em um ponto central, liberando as paredes para exposição de roupeiros, cozinhas, entre outros.

Esta torre parte basicamente do reposicionamento do Painel de TV, para atração e encaminhamento do fluxo de clientes para o interior da loja.
O Painel de TVs é estrategicamente importante dentro do ambiente visual de uma loja de departamentos. É um ponto focal de atração. Luzes e Imagens dinâmicas são comprovadamente atrativas e geram um fluxo de pessoas a ser explorado no percurso.

Junto a esta torre temos ainda a escada, que não deve ser encarada como um obstáculo, e sim como experiência espacial e marco do ambiente. Ela delimita as áreas especiais do layout criando um elemento visual que organiza e sinaliza a loja para o usuário.
Valorizando esta circulação vertical incentiva-se o consumidor a se dirigir ao segundo piso.
Ao chegar no segundo piso a experiência da torre é finalizada com o crediário e atendimento Cybelar.

A seguir o artigo, na íntegra, do site da GS&MD sobre o case na seção “inovações no varejo”:

INOVAÇÕES EM LOJAS: SENSAÇÃO DE ESTAR EM CASA*
(*título da matéria extraída na internet)

“Vinhedo é uma agradável cidadezinha localizada a 40 minutos de São Paulo. Um lugar em que a vida parece passar mais devagar e que, mesmo próximo à grande metrópole, conserva seu ar rural. Mesmo assim, é um varejo bastante competitivo, com várias redes regionais e nacionais disputando o cliente. Ao longo de dois quarteirões na região central, estão praticamente lado a lado lojas de redes como: Magazine Luiza, Lojas Cem, Colombo e Cybelar. Esta última, com 55 unidades no interior do Estado, reformulou seu ponto de venda na cidade, ampliando a área de atendimento, investindo em um novo modelo de exposição de produtos, adotando uma postura ambientalmente correta e criando uma loja que transmite a sensação de se estar em casa.

A diferença pode ser vista já na fachada, que se destaca mesmo na principal rua comercial da cidade. Um mosaico de ladrinhos verdes, brancos e vermelhos (as cores da Cybelar), aliado ao logotipo em grande destaque, traz um ar moderno, leve e informal. Ao entrar na loja, um detalhe interessante: o piso acompanha o padrão da calçada, minimizando o impacto da chegada do consumidor ao local e, ao mesmo tempo, dando a sensação de que os produtos estão na rua.

Essa primeira seção da loja, com menos de dois metros de profundidade, exibe as ofertas e funciona como um chamariz para os clientes. Logo a seguir, chega-se ao salão principal da loja, decorado com piso frio branco. As paredes também são brancas e a iluminação natural proveniente do teto cria um ambiente bastante claro, mesmo com as luzes desligadas. O sistema de climatização refresca o local e deixa os clientes ainda mais confortáveis. Invariavelmente, os consumidores são recebidos pelos vendedores, que, de uma forma cortês, prontificam-se a ajudá-los nas compras.

A loja de 1.400 metros quadrados possui dois pisos. O primeiro apresenta eletrodomésticos, eletroeletrônicos e os móveis de sala e cozinha. Na parte mais próxima da rua, a vitrine é, na verdade, uma janela que mostra uma mesa de cozinha, toda decorada. Até o parapeito da vitrine conta com vasinhos de flores artificiais. Os itens de linha branca, como geladeiras e fogões, não são expostos. apenas agrupados, mas também ambientados com os armários, mesas e cadeiras, facilitando a escolha e estimulando o cross-selling. (…)

Os sofás também são apresentados em grupo, mostrando todas as opções que a loja oferece aos clientes. O piso nessa área é de madeira reaproveitada, assim como acontece no andar superior. Fechando o circuito pelo andar térreo, volta-se ao salão principal, onde há gôndolas baixas com os produtos de som, informática, brinquedos e utilidades domésticas. Longe das paredes, as televisões ocupam um lugar de destaque na loja, no centro do andar térreo, em um display semicircular que atrai a atenção de quem passa pela rua e aumenta a sensação de movimento no ponto de venda. Logo à frente, um balcão reúne os produtos de telefonia (móvel e fixa).

Uma escadaria de madeira, por trás do display de televisores, leva ao piso superior. Há um forte contraste entre o branco predominante e o marrom da escada, que é aproveitado para destacar o logo vermelho da loja. Novamente, a sensação é de conforto, de estar em casa. No andar superior, um espaço com mesas pode ser usado tanto para discutir as condições de compra com os clientes com mais calma, quanto para eventos. A Cybelar tem aberto o local para que entidades e grupos sociais da cidade façam eventos, o que gera mais fluxo para a loja e amplia o relacionamento com os clientes.

O circuito no piso superior da loja apresenta opções em quartos. Camas, armários e acessórios são expostos em ambientes coordenados. A parede verde ao fundo remete às cores da rede e ajudam a criar contraste e movimento. Assim como acontece no andar térreo, o piso frio branco indica de forma natural o caminho a ser seguido, sendo ladeado pelo piso de madeira para os ambientes. Novamente, os preços parcelados são destacados em letras garrafais, procurando mostrar aos clientes que a prestação cabe no bolso. Nesses ambientes, a iluminação focada destaca os produtos. É no andar superior que se encontram os caixas para pagamento das prestações, estrategicamente colocados de forma escondida para quem chega, mas em um ponto que estimula uma volta a mais pela loja para ver as  novidades. Para os clientes que estão indo embora, uma faixa agradece a visita de uma maneira simpática, reforçando o relacionamento estabelecido com a loja.

A loja, um projeto-piloto da Cybelar, foi aberta no início de novembro e conta ainda com diversos recursos ecologicamente corretos. Além da clarabóia no teto, que permite a entrada de iluminação natural, a refrigeração é feita com um climatizador, que consome muito menos energia que um ar-condicionado, e reaproveita a água das chuvas. Quatro reservatórios, somando 52 mil litros, armazenam o líquido, fazem o tratamento e usam a água também para o sistema de combate a incêndios, os sanitários e a limpeza do local.

O resultado é um consumo muito menor de recursos naturais. Além da óbvia redução do consumo de água, a adoção da clarabóia e o sistema de refrigeração permitem que essa loja, mesmo tendo mais que o dobro do tamanho da unidade anterior da rede na cidade, gaste praticamente o mesmo volume de energia. (…) A tendência é que esse conceito de loja seja levado para as filiais que serão abertas e reformadas em 2008 e, com o tempo, se transforme no padrão da rede.”

artigo obtido, em abril de 2008, no endereço:

http://cryo.plugin.com.br/gouvea/Archives/Cybelar.pdf

Ano do projeto: 2007

Autor: Eduardo Machiavelli

Projetistas: Beatriz Faraco (arquitetura) e Luciano Funari (equip. PDV)

Fornecedores: Indusparquet, Cybelar e Cicopal

3 responses

30 05 2011
luiz fernando

Parabens,
Pela bela e ecologica Loja.
parabens mesmo linda

1 06 2011
dudamachiavelli

Muito Obrigado! E Parabéns também ao Sr. Ubirajara da Cybelar, um empresário de visão.

12 09 2011
leonardo de lima souza

BOA NOITE..SOU LEONARDO DE LIMA SOUZA…PARABENS PELA LINDA EMPRESSA..QUE SE PREOCUPA COM SEU MAIOR PATRIMONIO..SEUS CLINTESS,,A 20 ANOS NO COMERCIO…FICO MUITO FELIZ..DE VER PESSOAS COM VOCEIS…PARABENS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: