Cybelar

A Cybelar foi um dos mais interessantes projetos que pude atuar pela abrangência de experiências e inovações que puderam ser desenvolvidas.
O projeto gerou repercussões bastante positivas sendo inclusive objeto de uma matéria no portal da GS&MD (Gouvêa de Souza) .

Após diversas experiências no projeto de lojas para o varejo – principalmente de móveis – fui desenvolvendo um repertório particular de experiências e soluções.

Nesta experiência em Vinhedo, pudemos colocar de forma conjunta um grande número fórmulas já testadas e de inovações que acreditava serem bastante promissoras. Os principais conceitos implantados neste projeto foram:

10 pontos da inovação:

-exposição de produtos: sonho e razão, produtos ambientados cordenados com exposição farta e maciça;

-aconchego: através de oposição de materiais quentes e frios; 

-acabamentos da loja: expressão visual da marca             

-economia de energia e responsabilidade ambiental;    

-fachada: convidativa e didática;

-organização interna de fluxos: percursos, marcos visuais e sinalização.

-valorização da circulação vertical:

-valorização dos produtos de tecnologia:

-locação centralizada do display de tvs e crediário;

-torre de relacionamento.

O grande ponto de atração da loja é a Torre de Relacionamento através dela os outros elementos que compõem o espaço se desenvolvem. O objetivo desta tática é concentrar funções especiais em um ponto central, liberando as paredes para exposição de roupeiros, cozinhas, entre outros.

Esta torre parte basicamente do reposicionamento do Painel de TV, para atração e encaminhamento do fluxo de clientes para o interior da loja.
O Painel de TVs é estrategicamente importante dentro do ambiente visual de uma loja de departamentos. É um ponto focal de atração. Luzes e Imagens dinâmicas são comprovadamente atrativas e geram um fluxo de pessoas a ser explorado no percurso.

Junto a esta torre temos ainda a escada, que não deve ser encarada como um obstáculo, e sim como experiência espacial e marco do ambiente. Ela delimita as áreas especiais do layout criando um elemento visual que organiza e sinaliza a loja para o usuário.
Valorizando esta circulação vertical incentiva-se o consumidor a se dirigir ao segundo piso.
Ao chegar no segundo piso a experiência da torre é finalizada com o crediário e atendimento Cybelar.

A seguir o artigo, na íntegra, do site da GS&MD sobre o case na seção “inovações no varejo”:

INOVAÇÕES EM LOJAS: SENSAÇÃO DE ESTAR EM CASA*
(*título da matéria extraída na internet)

“Vinhedo é uma agradável cidadezinha localizada a 40 minutos de São Paulo. Um lugar em que a vida parece passar mais devagar e que, mesmo próximo à grande metrópole, conserva seu ar rural. Mesmo assim, é um varejo bastante competitivo, com várias redes regionais e nacionais disputando o cliente. Ao longo de dois quarteirões na região central, estão praticamente lado a lado lojas de redes como: Magazine Luiza, Lojas Cem, Colombo e Cybelar. Esta última, com 55 unidades no interior do Estado, reformulou seu ponto de venda na cidade, ampliando a área de atendimento, investindo em um novo modelo de exposição de produtos, adotando uma postura ambientalmente correta e criando uma loja que transmite a sensação de se estar em casa.

A diferença pode ser vista já na fachada, que se destaca mesmo na principal rua comercial da cidade. Um mosaico de ladrinhos verdes, brancos e vermelhos (as cores da Cybelar), aliado ao logotipo em grande destaque, traz um ar moderno, leve e informal. Ao entrar na loja, um detalhe interessante: o piso acompanha o padrão da calçada, minimizando o impacto da chegada do consumidor ao local e, ao mesmo tempo, dando a sensação de que os produtos estão na rua.

Essa primeira seção da loja, com menos de dois metros de profundidade, exibe as ofertas e funciona como um chamariz para os clientes. Logo a seguir, chega-se ao salão principal da loja, decorado com piso frio branco. As paredes também são brancas e a iluminação natural proveniente do teto cria um ambiente bastante claro, mesmo com as luzes desligadas. O sistema de climatização refresca o local e deixa os clientes ainda mais confortáveis. Invariavelmente, os consumidores são recebidos pelos vendedores, que, de uma forma cortês, prontificam-se a ajudá-los nas compras.

A loja de 1.400 metros quadrados possui dois pisos. O primeiro apresenta eletrodomésticos, eletroeletrônicos e os móveis de sala e cozinha. Na parte mais próxima da rua, a vitrine é, na verdade, uma janela que mostra uma mesa de cozinha, toda decorada. Até o parapeito da vitrine conta com vasinhos de flores artificiais. Os itens de linha branca, como geladeiras e fogões, não são expostos. apenas agrupados, mas também ambientados com os armários, mesas e cadeiras, facilitando a escolha e estimulando o cross-selling. (…)

Os sofás também são apresentados em grupo, mostrando todas as opções que a loja oferece aos clientes. O piso nessa área é de madeira reaproveitada, assim como acontece no andar superior. Fechando o circuito pelo andar térreo, volta-se ao salão principal, onde há gôndolas baixas com os produtos de som, informática, brinquedos e utilidades domésticas. Longe das paredes, as televisões ocupam um lugar de destaque na loja, no centro do andar térreo, em um display semicircular que atrai a atenção de quem passa pela rua e aumenta a sensação de movimento no ponto de venda. Logo à frente, um balcão reúne os produtos de telefonia (móvel e fixa).

Uma escadaria de madeira, por trás do display de televisores, leva ao piso superior. Há um forte contraste entre o branco predominante e o marrom da escada, que é aproveitado para destacar o logo vermelho da loja. Novamente, a sensação é de conforto, de estar em casa. No andar superior, um espaço com mesas pode ser usado tanto para discutir as condições de compra com os clientes com mais calma, quanto para eventos. A Cybelar tem aberto o local para que entidades e grupos sociais da cidade façam eventos, o que gera mais fluxo para a loja e amplia o relacionamento com os clientes.

O circuito no piso superior da loja apresenta opções em quartos. Camas, armários e acessórios são expostos em ambientes coordenados. A parede verde ao fundo remete às cores da rede e ajudam a criar contraste e movimento. Assim como acontece no andar térreo, o piso frio branco indica de forma natural o caminho a ser seguido, sendo ladeado pelo piso de madeira para os ambientes. Novamente, os preços parcelados são destacados em letras garrafais, procurando mostrar aos clientes que a prestação cabe no bolso. Nesses ambientes, a iluminação focada destaca os produtos. É no andar superior que se encontram os caixas para pagamento das prestações, estrategicamente colocados de forma escondida para quem chega, mas em um ponto que estimula uma volta a mais pela loja para ver as  novidades. Para os clientes que estão indo embora, uma faixa agradece a visita de uma maneira simpática, reforçando o relacionamento estabelecido com a loja.

A loja, um projeto-piloto da Cybelar, foi aberta no início de novembro e conta ainda com diversos recursos ecologicamente corretos. Além da clarabóia no teto, que permite a entrada de iluminação natural, a refrigeração é feita com um climatizador, que consome muito menos energia que um ar-condicionado, e reaproveita a água das chuvas. Quatro reservatórios, somando 52 mil litros, armazenam o líquido, fazem o tratamento e usam a água também para o sistema de combate a incêndios, os sanitários e a limpeza do local.

O resultado é um consumo muito menor de recursos naturais. Além da óbvia redução do consumo de água, a adoção da clarabóia e o sistema de refrigeração permitem que essa loja, mesmo tendo mais que o dobro do tamanho da unidade anterior da rede na cidade, gaste praticamente o mesmo volume de energia. (…) A tendência é que esse conceito de loja seja levado para as filiais que serão abertas e reformadas em 2008 e, com o tempo, se transforme no padrão da rede.”

artigo obtido, em abril de 2008, no endereço:
http://cryo.plugin.com.br/gouvea/Archives/Cybelar.pdf

Ano do projeto: 2007

Autor: Eduardo Machiavelli

Projetistas: Beatriz Faraco (arquitetura) e Luciano Funari (equip. PDV)

Fornecedores: Indusparquet, Cybelar e Cicopal

Anúncios

3 comentários em “Cybelar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s