Tradesign

A Tradesign é uma empresa que representa marcas internacionais e nacionais de alto padrão em design de móveis.
Ao finalizar a parceria com a Forma e iniciar o relacionamento com a Artefacto, em finais de 2007 fui chamado para desenvolver as estratégias de marca, design gráfico e identidade de ambiente da empresa.

Naquela época, sua fachada era a personificação de uma das mais festejadas lojas/fábricas de design modernista internacional, a paulistana  Forma.
A Tradesign contudo está longe de ser somente uma parceira da Forma. Além de uma longa história, seu mix conta com as principais marcas internacionais líderes em design de ponta em mobiliário corporativo.
Soma-se a isso a solução diversificada para escritórios e residências. Desde os carpetes da canadense Interface passando as persianas da Uniflex, esta última com seu lugar cativo na testeira recuada da loja.
Um novo elemento será inserido neste variado mix: os produtos da já internacional e autenticamente brasileira Artefacto. Estes produtos, longe de evocar o classicismo modernista – por vezes julgado árido -da Forma, são mais quentes, e emocionais.

Tornando o mix de produtos da Tradesign extremamente atrativo tanto para o trabalho, quanto para a casa do público de alto poder aquisitivo da região.

Análise da marca revisada

O símbolo antigo era um helicóide que evocava um padrão natural, semelhante a um caracol ou galáxia. Identifquei uma alusão à sequência  áurea de Fibonacci.

Minha idéia inicial era manter o espírito deste símbolo, por isso adotar um padrão natural – áureo – foi um desejo que identifiquei nas primeiras reuniões com a diretoria da Tradesign.


Com relação ao logotipo, isto é o escrito tradesign center, pode-se fazer algumas observações:
– o nome com “center” não parecia mais estar em uso frequente, clientes e o próprio pessoal da loja utilizavam apenas o primeiro nome “tradesign”, ou a contração do mesmo “trade”;
– o nome em letras maiúsculas azuis, em boa tipografia, era sério um pouco “duro” talvez;
– o tipo escolhido para a marca (da família Helvetica) em caixa alta tem um uso  excessivamente disseminado.

Com a validação do entendimento partimos para concretização das alterações do redesenho da marca.
Algumas estratégias foram primeiramente adotadas:
– Manter o “espírito” da marca no redesenho do símbolo;
– Lettering mais diferenciado e próximo;
– Reforçar no lettering a independência entre os dois vocábulos formadores do nome: trade (o “apelido” mais usado) e design (a alma do negócio);
– Opções cromáticas mais aconchegantes;

Foram desenvolvidas diversas aplicações e catálogos além dos interiores e da fachada loja.

Ano do projeto: 2008-2009

Autor e projetista: Eduardo Machiavelli

Fornecedores: Huly Luminosos, Ética e Impacto signs

Fotos: Roberta Borges

Ilustrações: Eduardo Machiavelli

One response

24 03 2010
Felipe

Duas palavras
Para
Béns

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